Translate

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018








                                                                         

                        "O cristão contemporâneo e a cultura"

Não podemos começar a falar sobre o tema , sem antes definirmos o que é cultura. Cultura vem do latim (colere), que significa: Cuidar de ...., tomar conta de...

Mas qual tem sido o posicionamento do cristao contemporaneo frente a cultura em que está inserido?

Existem pelo menos tres atitudes que quero tratar neste artigo:

A primeira delas e o AFASTAMENTO: 

Mas por que sera que alguns tomam uma atitude tao radical como essa? Será que a cultura e tao nefasta, que nao ha nada nela que possa ser aproveitado?

Geralmente justificam - se  dizendo:

"A cultura e demoniaca, mundana e , portanto, o que devo fazer e afastar-me dela".

A primeira pessoa na história a expressar essa ideia de afastamento, foi Tertuliano,usando a célebre frase: 

" O que tem Atenas a ver com Jerusalém?"

Ha cristãos que nao foram mais ao cinema, ao teatro ou a um show de opera, por ter aderido a esse tipo de pensamento.

Posteriormente vieram os Anabatistas, que nao concordavam com um relacionamento amigável entre cristao e cultura, diziam eles:

"Todo aqueles que nao se uniram a Deus, eram filhos de belial, de quem todos os filhos de Deus deveriam se separar por completo".

Ha aqueles também, que toma outro extremo, assumindo o ENVOLVIMENTO EXTREMO:

Geralmente dizem: 

"Estamos nesse mundo". "Jesus disse que somos o sal da terra e a luz do mundo!Então,onde temos que viver?"

Tal atitude acaba gerando uma negociação de princípios e uma relativização.

Tipo:

"Blocos carnavalescos gospel"

"Festa Junina Gospel"

"Raves gospel, (com azaração e tudo)".

A questao e: 

E esse tipo de relacao que de fato devemos ter com a cultura?


A terceira e ultima reação e o ENVOLVIMENTO SANTO, QUE PROMOVE A REDENÇÃO , MELHORIA E QUALIDADE :

Voce ja ouviu falar em nomes como:

- Milton (Que escreveu " O paraiso perdido")
- Bunyan ( Escreveu o livro " O peregrino")
- Handel
-Rembrant
- Bach 
- C.S Lewis ( Escreveu "Narnia")

Os homens acima sao exemplos de homens que eram cristaos, e que compreenderam seu papel na cultura: A gloria de Deus, expressando com excelencia suas artes, sendo cristaos, no contexto que chamamos secular.. Marcaram suas épocas e ainda sao mencionados em nossos dias.

Mas a pergunta que fica e:

Porque os cristaos nao tem surgido cristãos produzindo arte que sejam referencia e destaque ?Apresento duas razoes:

1- Desprezo para com aspectos culturais que foram criados para glorificar a Deus.

2- Entregamos a arte de qualidade para o mundo.

Em Genesis 2 encontramos o que chamamos Mandato cultural, ou seja, a ordem dada por Deus para que o homem cuide de tudo que diz respeito a cultura, porém, o que temos visto, e descaso, desprezo, e destruicao perpetrada pelo proprio homem.

Acordem cristãos, e retomem seu posto, no sentido de produzir obras culturais, seja em que esfera for, para a gloria exclusiva de Deus.

Repense suas ideias...





domingo, 25 de fevereiro de 2018






                                                        
                                               FUJA DA IDIOCRACIA!


Ha algum tempo atrás, assisti um filme chamado " Idiocracia", o título pareceu-me um tanto curioso, então, resolvi assisti-lo. Tudo se passa numa cidade, onde o "padrão" comportamental, era extremamente marcado pelo idiotismo exacerbado. Havia um consumo elevado de alimentos ,contrarios a tudo o que é considerado um alimento saudável: 

- As pessoas comiam muitos hambúrgueres, refrigerantes, etc...
- Faziam coisas absurdamente idiotas...

O personagem principal não conseguia entender a razão para tanta degradação, e tanto descaso com aspectos primordias ao que pode ser descrito como um estilo de vida saudável.

Bom, ao final do filme, me dei conta da similaridade com aquilo que temos vivido em pleno seculo xxi:

- Conceitos morais distorcidos;
- Consumo excesivo de alimentos chamados "gordurosos" , alimentos que contribuem para o aumento de incidencias de problemas cardiacos, infartos, etc...
- A desestimulo ao conhecimento, ou seja, " Faça o que dizemos, sem questionar!"
- Etc...

Tem havido um verdadeiro "empobrecimento cultural", onde não ha incentivo a artes, ao livre pensar, a leitura, enfim, acesso ao conhecimento. Ve -se claramente o que estou dizendo, pelas inúmeras bibliotecas vazias, livrarias vazias, concertos musicais com público cada vez mais reduzido, onde pouco ou nunca se vê pessoas das ditas "camadas menos favorecidas". Talvez seja um fator histórico? Quem sabe? essa ideia de que tais eventos e lugares, "são luxo", destinado Exclusivamente "as elites".

Vivemos tempos de inversão de valores, ou seja, aquele que busca conhecimento, envolve-se com artes , cultiva uma boa leitura e uma vida alimentar saudável,  é o "idiota", enquanto, quem pretere tudo isso, é visto como "O descolado", e "socialmente aceitável".

Penso que devemos romper com estes rótulos e barreiras promovidas pela Incoerência e desinteresse por parte daqueles que deveriam ser os primeiros a viabilizar tais acessos a todos indistintamente. Desvencilhar- nos das garras da ignorância, e buscarmos o conhecimento,acessível pela internet, livros, e demais recursos disponíveis, afinal, todos indistintamente devem ter acesso a conhecimento, saúde e educação de um modo geral, não é verdade?.



Repense suas ideias...






Link do filme citado no texto:

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

 




   

                         

   NÃO QUERO NADA SERIO, SO QUERO "FICAR"!




  A frase acima, tem se tornado uma febre nos relacionamentos humanos, ela aponta para algo transitório, sem valor e portanto, sem compromisso. Parece existir uma verdadeira aversão a palavras como : Durabilidade, estabilidade relacional, e compromisso.

 Se sairmos as ruas perguntando as pessoas acerca do que pensam sobre os relacionamentos longos, quem sabe não sejamos surpreendidos por respostas como:

"Não concordo"

"To fora!"

"Sem chance!" , etc...

Ha muitos anos atrás, ouvia-se com frequência de casais que ja estavam juntos ha 20, 30, 40, 50, 60 anos! enfim, ate que a morte chegou e os separou, porém, na atualidade, tem sido frequente os casos de separações, e em muitos dos casos, as justificativas, sao banais.

Ha um sem fim de adolescentes, jovens e mesmo adultos, vivendo verdadeiras aventuras novelescas, onde ser "Maneiro",nao e estar em um relacionamento estável e duradouro, mas é ser um mulherengo inveterado e incorrigível,ou seja, ser um colecionador de mulheres.Por outro lado, ha muitos casos de mulheres que têm verdadeira aversão a um estabilidade relacional,casamento, nem pesar!, muitas alegam ter assumido tal posição, em função das inúmeras decepções amorosas vividas, outras, dizem simplesmente ser uma  Questão de opção, nao ter um relacionamento fixo e duradouro.

A pergunta que fica é : 

Será que vale a pena viver essas aventuras amorosas regadas a emoção, mas que ao final, so revelam a imaturidade , descompromisso, insegurança, e desrespeito ao sexo oposto?Ou sim, vale a pena, vive-las, afinal, a vida e tão curta, então porque nao aproveitá-la desfrutando da emoção e da total sensação de liberdade?

Em minha opinião, devemos repensar nosso conceito em relação a sentimentos, pois o tempo passa, e na mesma proporção, a idade também, quando poderá ser muito tarde, pois que sabe, voce ja nao estara vivendo de maos dadas com a fría e insensivel solidao, que exige sim, compromisso e fidelidade, ate que a morte os separe.

Repense suas ideias...

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018






           "AME ENQUANTO PODE"



O que  é a nossa vida? 


Como você irá responder essa pergunta, não sei , mas de uma coisa tenho a absoluta certeza; a vida passa celeremente, sendo portanto de suma importância responder como iremos vive-la. 

Uma das questões refentes a vida, que quero salientar neste artigo, é com respeito a forma como nos relacionamos com nosso semelhante, ou seja, como o tratamos, se lhe damos carinho, se o respeitamos, enfim, se externamos o amor que dizemos sentir.

A medida que o tempo avança, mais e mais somos levados a inverter os valores, mas como assim? 

por exemplo:

- Temos mergulhado de cabeça no trabalho, de tal forma, que não temos tido tempo para desfrutar junto a filhos, cônjuges e parentes, das coisas boas que a vida nos proporciona. Como justificativa, dizemos"

É justamente por amar meu cônjuge, meu filho, meus parentes, que estou me dedicando totalmente ao trabalho, para dar-lhes conforto, e estabilidade financeira" 

Mas cabe uma pergunta:

Será que é realmente disto que seus familiares precisam? 

A dinâmica do amor consiste em atitudes que promovam a felicidade de quem amamos, e certamente o que mais proporcionará a felicidade do ser amado, será sua presença e não sua ausência.

Muitas vezes, só nos damos conta de que nossos esforços laborais em busca do "bem - estar," não podem em hipótese alguma substituir a ausência do amor que deixamos de dar aos nossos entes queridos, quando os perdemos, restando somente sentimento de culpa e frustração.

Por isso, ame quem diz amar enquanto ha tempo, pois a morte chagará, onde não mais sera possível compensar em amor , as horas a fio dedicadas ao que realmente era secundário.









terça-feira, 20 de fevereiro de 2018


"Presente de grego"






Tenho tentado entender a razão pela qual o Brasil sempre está entre os primeiros (negativamente) nos rankings :da corrupção , educação  da saúde , da leitura, dentre outros. A cada manhã, estampam-se em jornais, e na mídia de modo geral, noticias de sequestros, roubos, corrupção, e tantos outros, que deixam -nos perplexos, desesperançados e em muito dos casos, envergonhados, muitos inclusive, chegam as vias de fato, rompendo as relações de uma vez com o pais, abandonando-o, em busca de segurança, educação de qualidade e saúde, pensando talvez, não haver mais possibilidades de mudança.

Parece-me muito estranho que um pais tao grande geograficamente, e com tanto potencial, possa ao contrario, manifestar tanta fragilidade, pequenez e apatia, como se fosse "gerado" para ser um fracasso.Alguns ate diriam que poderia se tratar de questão "genética"  , sera ?


Mas quem sabe não haja uma explicação plausível para tantos escândalos, nãé mesmo ?

Uma das teorias que assombram minhas ideias, é a que vou expor aqui...

se atinarmos para o aspecto histórico, veremos que desde o principio, ja nascemos privados de nossa propria lingua ,cultura e religião , mas como? 

Vejam...

- A lingua que nos foi "voluntariamente"  legada , o português, que ao longo dos seculos, tornou-se o "Brasileres" ( Uma fusão de elementos dos idiomas dos povos que por aqui passaram, e sabe la mais o que,rsrsrsrsr).

- Padres Jesuitas, que chegaram ao Brasil em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial,sem ao menos saber se era da vontade de seus habitantes tal "implantação".

- A escravização da população indígena que aqui vivia.

Alem disto, ainda "traziam" nos chamados navios negreiros, em " camarotes vips" Africanos para servirem de escravos, ou seja, perdendo sua patria, familia e em ultimo caso, suas vidas em meio as viagens que duravam muitos dias, envoltos em suas proprias urinas e fezes...

Quem sabe o que nos deixaram como herança ,não  tenha sido um verdadeiro presente de grego?Ou seja, essa predisposição para corromper e ser corrompidos? 

repensemos as ideias...


segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018





   "PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO"







Esse dito popular tem sido usado para referir-se de forma conclusiva a alguém levando-se sempre em consideração seu   mau comportamento. Frases como:
"Esse fulano não tem jeito"

"Esse vai morrer assim !

 São frequentemente ouvidas, Quem sabe você em algum momento de sua vida nao tenha sido vitima de tal ditado fatalista? Ou quem sabe alguém que você conheça tenha sido alvo?Porem, a pergunta que fica é a seguinte:

Será que tal ditado é conclusivo ? Realmente quem por ele é descrito, não tem mais jeito de mudar?


Em minha opinião, esse dito popular não serve para determinar a "imutabilidade" do homem, alias, o ser humano é mutável, sendo portanto sujeito à mudanças ao longo de sua historia de vida. O ladrão de hoje, quem sabe amanhã não venha a tornar-se um cidadão que busque seu sustento através de um trabalho realmente honesto. 

As escrituras por exemplo, tem varios exemplos de pessoas que  certamente foram alvos deste proverbio popular. Por exemplo: 

A (ex) prostituta Maria Madalena , que ao ter um encontro com Jesus, abandonara a prostituição e passara a segui-lo ( em João 8:1-11). 

Portanto, as máações de alguém no presente, não podem servir para dizer quem será ela no futuro, elas apenas assinalam quem sabe,o resultado de alguma ferida  deixada no interior da mesma, que não foi nem sequer observada ou mesmo externada, vindo a produzir tais  comportamentos alvo do proverbio acima.

Repensemos as ideias...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A politica que agrada a Deus
                                                     
                                                    
                                                    




                                                                      A politica que agrada a Deus" 




Ha poucos meses para as eleições em nosso pais, surge a tradicional pergunta : "Em quem votar?". Mas por que sera que essa pergunta se repete a cada periodo eleitoral? Porventura existe razão para a mesma?. A resposta so pode ser uma: "Sim!", Mas por qual motivo tanta insegurança?


Uma das razoes, creio, ou quem sabe, a principal , seja pelo uso indiscriminado dos erarios públicos em esquemas como: "Colarinho Branco"(Que de branco, nao tem nada...), lavagem de dinheiro, dentre outros. Homens que foram eleitos para serem representantes do povo, mas que na realidade, tornam-se tao somente "ladroes engravatados " , cuja consciencia adormece sob a coberta da corrupção.

A cada periodo, surgem os mesmos acompanhados por uma comitiva de aduladores, que estão dispostos a darem sua alma ( penso eu), para verem seus nobres candidatos eleitos, (Sem intenção alguma). Cumprimentam a todos que encontram pelas ruas, prometendo "mundos e fundos", infelizmente, muitas dessas pessoas serão persuadidas a votarem, nao pelo caráter irrepreensível do candidato, mas pelas migalhas financeiras e materias que lhes sao oferecidas ( Toma la da ca) .

Penso que seja necessário fazermos uma reflexão sobre o que esta por tras de um aperto de mão , das promessas, e dos discursos, bem como, daquilo que apregoa o partido pelo qual o dito cujo se candidatou.

A politica que agrada a Deus, e aquela que tem como base: A honestidade, o respeito, bom caráter, temor a Ele, e transparencia ; aspectos que lhe sao inerentes, os quais devem ser proprios daqueles que se submetem a ser representantes do povo.

Repense suas ideias....





quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

"Os espólios do carnaval"

                         
                    



             "Os espólios do carnaval"



Sempre ao término de um ano, cria-se toda uma expectativa em torno da festa popular chamada carnaval, periodo onde os chamados  foliões "se soltam" , extravasam quem sabe, seus desejos mais secretos. Há o costume nesta época inclusive, de os homens usarem fantasias tipicamente femeninas (coisa que não fariam no dia a dia, penso eu). 

Tal festa é conhecida por ser um momento de descontração,  diversão , e muito deleite...

Porem , cabe aqui uma reflexão:

Será que uma festa pode ser tão prazerosa , quando ao termino deste periodo, familias enlutadas, choram seus mortos. Pessoas assaltadas, lamentam suas perdas. Garis dobram suas horas para recolher a  Inúmera  quantidade de lixo deixado nas ruas pelos ditos carnavalescos. Meninas, que nove meses depois, se submeterão a trabalho de parto, para vir ao mundo filhos, que em muitos dos casos, nao sabe nem que é o pai.  jovens, adolescentes , que posteriormente, serão surpreendidos por doenças venéreas, como resultado de "viagens" em busca do prazer. Alem disto, ouve-se de arrastões, roubos, assassinatos   e  sabe-se la mais o que...


Penso sinceramente, que devemos desfrutar de fato de diversão, entretenimento familiar, afinal, temos sido de certa forma escravizados pelo   sistema que exige do ser humano uma corrida frenética, ininterrupta em busca do ter, mesmo que para isso, sacrifiquemos: familia, bens e prazer. 

Porem, mesmo assim, será que diante dos trágicos resultados ao final da "folia", ja nãé hora de repensarmos nossas prioridades, investindo pesadamente em educação(De qualidade, que promova verdadeiramente o crescimento intelectual, social e profissional do cidadão), saúde e desenvolvimento socio-econômico do povo, ao invés  de  injetar-se quantidades imensas de dinheiro ( E ai dos governantes se cortarem esta verba!) , e cujos espólios deixados são: mortes, doenças, depredação , filhos órfãos de pais vivos, e coisas semelhantes a essas? 

Repensemos nossas ideias ....





segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Sejam santos ...






O conceito de santidade tem sido tão estereotipado no presente século, que sempre que pretende-se falar a respeito, faz -se necessário desmistificá-lo e contextualizá-lo ao padrão estabelecido por Deus a sua igreja.Ha muita confusão quanto a sua aplicabilidade, pois geralmente associam-no a trajes, gestos, e rituais religiosos extremos. Pela falta de informação, costuma-se estabelecer "padrões" tao discrepantes com a realidade, e que acaba criando uma serie de cliches preconceituosos  como:

"Rock nao é de Deus, 

 coisa do cão!"

"Ele usa cabelo grande, e cabelo grande é coisa de mulher!"

" Mulher nao usa calça comprida!"

 Mas cabe uma pergunta....Sera que tais questionamentos, tem fundamento ?

A palavra santidade no seu contexto original denota: 

Irrepreensibilidade moral , pureza moral. Tem a ver com o nosso interior, externando valores condizentes com o caráter santo de Deus, sendo portanto, separado, consagrado para Deus..

Muitos ainda, associam -na a local,quer dizer, quando se reunem em seus respectivos templos religiosos, demonstram uma "santidade" descomunal! mas na realidade, apenas estão fingindo uma realidade nao vivida.

Jesus disse certa vez:

"Nao é o que entra que contamina o homem, mas o que sai"

O que você tem manifestado ? O que teus pensamentos, se fossem externados, revelariam a teu respeito?

Portanto, santidade nao tem a ver com trajes, lugares, ou ritualismo religioso, mas tem a ver com caráter moral harmonizado com os padrões estabelecidos por Deus a seu povo.

Repense suas ideias...