Translate

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018





   "PAU QUE NASCE TORTO, MORRE TORTO"







Esse dito popular tem sido usado para referir-se de forma conclusiva a alguém levando-se sempre em consideração seu   mau comportamento. Frases como:
"Esse fulano não tem jeito"

"Esse vai morrer assim !

 São frequentemente ouvidas, Quem sabe você em algum momento de sua vida nao tenha sido vitima de tal ditado fatalista? Ou quem sabe alguém que você conheça tenha sido alvo?Porem, a pergunta que fica é a seguinte:

Será que tal ditado é conclusivo ? Realmente quem por ele é descrito, não tem mais jeito de mudar?


Em minha opinião, esse dito popular não serve para determinar a "imutabilidade" do homem, alias, o ser humano é mutável, sendo portanto sujeito à mudanças ao longo de sua historia de vida. O ladrão de hoje, quem sabe amanhã não venha a tornar-se um cidadão que busque seu sustento através de um trabalho realmente honesto. 

As escrituras por exemplo, tem varios exemplos de pessoas que  certamente foram alvos deste proverbio popular. Por exemplo: 

A (ex) prostituta Maria Madalena , que ao ter um encontro com Jesus, abandonara a prostituição e passara a segui-lo ( em João 8:1-11). 

Portanto, as máações de alguém no presente, não podem servir para dizer quem será ela no futuro, elas apenas assinalam quem sabe,o resultado de alguma ferida  deixada no interior da mesma, que não foi nem sequer observada ou mesmo externada, vindo a produzir tais  comportamentos alvo do proverbio acima.

Repensemos as ideias...

Nenhum comentário:

Postar um comentário