Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2018




                                               NÃO DESPREZE O CONHECIMENTO !



conhecimento significa a capacidade de armazenar informações, a capacidade de receber e recordar informações sobre diferentes temas. (www.abiblia.org)


A palavra “conhecimento” tem sua origem no Latim da Roma antiga. Ela vem de COGNOSCERE, que podia ser traduzida como “conhecer” ou “saber”. Este termo latino é composto por COM, “junto” e GNOSCERE, “obter conhecimento”. Obviamente as palavras “conhecer” e os derivados tem a mesma origem ( https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-conhecimento/)


Ao meu ver, uma das maiores dificuldades do ser humano, é admitir que não sabe algo ou alguma coisa sobre determinado assunto, talvez motivado por seu ego, sinta-se "obrigado" a dizer que sabe, quando na verdade, falta-lhe o conhecimento necessário. Ao proceder desta forma, o homem  manifesta tao somente, ignorância,pois em minha humilde opinião, o primeiro indicio de que possuímos algum conhecimento,  é admitir não tê-lo.  

Existem varias formas de aperfeiçoar , aumentar, adquirir, agregar o conhecimento: 

-Lendo
- Ouvindo
- Tocando
- Cheirando
- Visualizando

Ou seja, usando os cinco sentidos. 


Mas cabe uma pergunta, por que será que o ser humano tem rejeitado o conhecimento? 

Penso que isso se deva porque o conhecer implique em responsabilidade para com o que se aprendeu.

Em Oseias 4:6 , vemos Deus revelando a causa da destruição do seu povo a época; "Meu povo foi destruído porque rejeitou o conhecimento". 

O  texto acima e a expressão da realidade que temos vivido, pois vemos o quanto as pessoas tem preferido a ignorância ao conhecimento, mas como assim?

Simples:

- Quando vejo pessoas ignorando as praticas criminosas de alguém, simplesmente baseando-se em pressuposições ou "achismos" ou em fatos que nem sabem se de fato são reais, e nem se quer buscam apurar se o que receberam como informação procede ou não.

- Quando vejo a paupérrima estatística no que tange a leitura de livros, jornais, artigos, etc..

- Quando vejo o numero cada vez mais crescente de gente que se rende a novelas, e programas que ferem princípios familiares, sociais e espirituais.

- Quando vejo pessoas não se questionando sobre a origem partidária de determinado candidato em épocas de eleições, votando motivadas por "benefícios" recebidos pelo mesmo.

Bem, ficaríamos aqui talvez horas, dias , e quem sabe meses enumerando as manifestacoes do desprezo pelo conhecimento.

Ha um proverbio grego que diz o seguinte:

"Conhece-te a ti mesmo" , que segundo dizem, quer dizer : "Não ultrapasse seus limites"  

O proverbio acima pode fazer sentido, pois historicamente, vemos o homem tentando ultrapassar seus limites, levando seus corpos e mentes a extenuantes exercícios. Mas ha um fato que precisa ser levado em consideração:

O homem só poderá conhecer-se de fato, a partir do seu Criador , ou seja Deus, afinal, quem pode fornecer informações mais precisas sobre a coisa criada senão aquele que a criou?

Portanto, não rejeite o conhecimento, adquira-o, então , você estará livre...

1-Livre da opressão, manipulação daqueles que se auto-proclamam "senhores de todo o conhecimento"que ao invés de partilha-lo, usam-o para escravizar seus semelhantes.

2- Livre da ignorância, pois saberá quais de fato são seus direitos e deveres.

Repense suas ideias...


Ate a próxima ...






quarta-feira, 11 de abril de 2018





 POSSO TER TUDO O QUE QUERO?



Existem muitas pessoas, que  motivadas pela ambição, são capazes de "puxar o tapete" de qualquer um que seja , para alcançar os seus propositos, não importando muitas vezes, se a pessoa em questão, seja seu "melhor amigo", o mais importante é ter , o resto, é o resto, ou simplesmente um obstaculo a mais a ser superado.

Ha uma grande quantidade de pessoas que se movem pelo que desejam, tornando- se tal objetivo, como uma especia de obsessão, levando-as a noites a fio sem dormir, por causa da não satisfação de sua obsessão .

A grande questão é; posso ter tudo o que quero? 

Quando vejo crianças fazendo seu show particular em supermercados, penso: "Eis o principio de tudo"... Mas por que penso desta forma? Penso assim porque muitos pais para fazer suas crianças emudecerem, minimizando a vergonha ,e na tentativa de dispersar o  publico que se forma para "assistir o showzinho" que lhes esta sendo proporcionado pelo "prematuro" artista, são capazes de lhes dar tudo o que desejam, sem ao menos refletirem nas consequências futuras, onde estão formando pessoas que farão de tudo para obter o que desejam, e que só esperarão uma  resposta: Sim !.

Concluo que não podemos ter tudo o que queremos, e nem o devemos,pelo contrario, devemos aprender a estar satisfeitos com aquilo que temos, e com o que vamos adquirindo a medida que conquistamos através do suor de nosso rosto, conforme disse Deus a Adão  , a medida que seu coração clamar por mais e mais, responda-lhe: Acalme-se , pois você não poder ter tudo o que pretende, mas pode ter o que realmente precisa.




sábado, 7 de abril de 2018





                                                  

                                                                Soltem Barrabás! 





Ha muitos e muitos anos atrás, vemos o povo Judeu, preterindo a Cristo , escolhendo Barrabás para ser solto, sem se quer levar em conta os antecedentes criminais do mesmo. Incitados pelos invejosos religiosos mestres e doutores da lei, que funcionavam como uma especie de "animadores de torcida" diante da pergunta de Pôncio Pilatos: " A quem quereis que eu vos solte,Cristo ou Barrabás?", ao que efusivamente eles respondiam: "Barrabás!" .

Tal cena, tem se repetido muitas e muitas vezes desde então, séculos apos séculos, anos após anos. Se fossemos fazer uma pesquisa, principalmente em nosso pais, ficaríamos estarrecidos com a imensa quantidade de " Barrabás" que tem sido privilegiados pela influencia dos poderosos, que costumeiramente, tem agido exatamente como os "doutores da lei" de outrora. 

Me pergunto sinceramente sobre o que tem sido mais importante em nosso pais; o cumprimento da  justiça, ou a constante prática da  impunidade ? Bom, temo que talvez a resposta a essa pergunta seja bem obvia e desanimadora... Porém , resta-nos um único e infalível recurso diante da duvida atros que nos sobrevêm diante de tais fatos, e esse recurso ,o encontramos nas paginas das escrituras sagradas:

"Elevo meus olhos para os montes, de onde me vira o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra". ( Sl. 121:1-2). 

Portanto, assim como o autor do salmo encontrou alento diante da situação difícil em que se encontrava, assim devemos nós também, diante destas mesmas cenas que insistem em repetir-se, voltar nossas atenções para Deus, pois somente Nele reside nosso socorro, e certamente a infalibilidade da justiça.

sexta-feira, 6 de abril de 2018


   

                                    PRATIQUE O BEM  





Uma das grandes dificuldades do ser humano , é fazer o bem , após ser fustigado, escarnecido, rejeitado, enganado, difamado, odiado, e por fim, ignorado. Tais "retribuições" de nossos semelhantes, logo após terem sido alvo de nossa bondade, quase sempre deixam-nos endurecidos para o bem; mas será que tem que ser assim?

A prática do bem jamais deve estar condicionada a ideia de recebe-la de volta,  o famoso "toma lá da cá", pelo contrario, ela tem quer ser incondicional. Temos que pratica-la , sem criar expectativas de retorno, é como diz as escrituras:  

...não vos canseis de fazer o bem. (2 Tessalonicenses 3:13)  

Ou seja, simplesmente faca ! Não espere gratidão daquele que foi alvo do bem que lhe foi feito. A exemplo de Jesus que curara dez leprosos , e que no entanto, somente um retornou para agradece-lo, sendo o mesmo inclusive Samaritano ( Persona non grata para os Judeus). 

Então, apenas pratique o bem, mesmo não tendo quem venha agradece-lo,ou seja, faca o bem sem olhar a quem ( dito popular).  




Repense suas ideias...


quinta-feira, 5 de abril de 2018





                                                                            


Cultive bons pensamentos...



No presente seculo existe grande necessidade de cultivarmos bons pensamentos, mas a grande questão é como faze-lo quando gasta-se tempo precioso em frente a televisão vendo telenovelas enchendo sua mente com "sugestões" ideológicas que fazem alusão a traição, pedofilia, homossexualidade, desobediência aos pais, promiscuidade sexual e sabe la mais o que? 

Temos visto o resultado disto, no crescimento absurdo no numero de divórcios, cada vez mais tem crescido também o numero de adolescentes gravidas , como resultado de uma tórrida noite de "amor",etc...

É extremamente importante atentarmos para essa cruel realidade...

Mas de que devo alimentar meus pensamentos então

- Precisamos alimentar nossos pensamentos com bons livros, que promovam o conhecimento
- Precisamos dar um tempo das novelas, bbbs da vida, programas que só falam da vida dos outros (Rsrsr), e a "interminável" Malhação.
- Ouvir musicas de boa qualidade, que em hipótese alguma facão apologia a prostituição, a imoralidade e que não depreciem o ser humano.

Enfim, existem muitas maneiras de cultivar bons pensamentos, é como diz a biblia: 

"...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai".
(Filipenses 4:8)

Portanto meu amigo, se aquilo que tem ocupado seus pensamentos , preenche aos requisitos descritos no texto bíblico acima; eu o parabenizo, e lhe incentivo a prosseguir, do contrario, se o que tem ocupado seu pensamento fere os quesitos acima, mude esse quadro urgente.

Repense suas ideias...