Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2018




                                               NÃO DESPREZE O CONHECIMENTO !



conhecimento significa a capacidade de armazenar informações, a capacidade de receber e recordar informações sobre diferentes temas. (www.abiblia.org)


A palavra “conhecimento” tem sua origem no Latim da Roma antiga. Ela vem de COGNOSCERE, que podia ser traduzida como “conhecer” ou “saber”. Este termo latino é composto por COM, “junto” e GNOSCERE, “obter conhecimento”. Obviamente as palavras “conhecer” e os derivados tem a mesma origem ( https://www.gramatica.net.br/origem-das-palavras/etimologia-de-conhecimento/)


Ao meu ver, uma das maiores dificuldades do ser humano, é admitir que não sabe algo ou alguma coisa sobre determinado assunto, talvez motivado por seu ego, sinta-se "obrigado" a dizer que sabe, quando na verdade, falta-lhe o conhecimento necessário. Ao proceder desta forma, o homem  manifesta tao somente, ignorância,pois em minha humilde opinião, o primeiro indicio de que possuímos algum conhecimento,  é admitir não tê-lo.  

Existem varias formas de aperfeiçoar , aumentar, adquirir, agregar o conhecimento: 

-Lendo
- Ouvindo
- Tocando
- Cheirando
- Visualizando

Ou seja, usando os cinco sentidos. 


Mas cabe uma pergunta, por que será que o ser humano tem rejeitado o conhecimento? 

Penso que isso se deva porque o conhecer implique em responsabilidade para com o que se aprendeu.

Em Oseias 4:6 , vemos Deus revelando a causa da destruição do seu povo a época; "Meu povo foi destruído porque rejeitou o conhecimento". 

O  texto acima e a expressão da realidade que temos vivido, pois vemos o quanto as pessoas tem preferido a ignorância ao conhecimento, mas como assim?

Simples:

- Quando vejo pessoas ignorando as praticas criminosas de alguém, simplesmente baseando-se em pressuposições ou "achismos" ou em fatos que nem sabem se de fato são reais, e nem se quer buscam apurar se o que receberam como informação procede ou não.

- Quando vejo a paupérrima estatística no que tange a leitura de livros, jornais, artigos, etc..

- Quando vejo o numero cada vez mais crescente de gente que se rende a novelas, e programas que ferem princípios familiares, sociais e espirituais.

- Quando vejo pessoas não se questionando sobre a origem partidária de determinado candidato em épocas de eleições, votando motivadas por "benefícios" recebidos pelo mesmo.

Bem, ficaríamos aqui talvez horas, dias , e quem sabe meses enumerando as manifestacoes do desprezo pelo conhecimento.

Ha um proverbio grego que diz o seguinte:

"Conhece-te a ti mesmo" , que segundo dizem, quer dizer : "Não ultrapasse seus limites"  

O proverbio acima pode fazer sentido, pois historicamente, vemos o homem tentando ultrapassar seus limites, levando seus corpos e mentes a extenuantes exercícios. Mas ha um fato que precisa ser levado em consideração:

O homem só poderá conhecer-se de fato, a partir do seu Criador , ou seja Deus, afinal, quem pode fornecer informações mais precisas sobre a coisa criada senão aquele que a criou?

Portanto, não rejeite o conhecimento, adquira-o, então , você estará livre...

1-Livre da opressão, manipulação daqueles que se auto-proclamam "senhores de todo o conhecimento"que ao invés de partilha-lo, usam-o para escravizar seus semelhantes.

2- Livre da ignorância, pois saberá quais de fato são seus direitos e deveres.

Repense suas ideias...


Ate a próxima ...






Nenhum comentário:

Postar um comentário